Previsão para hoje - Sexta, 19 de abril de 2024
06 JUL 2022
Piedade recebe prêmio na mostra do Projeto ‘Acordes’ da Pintura Solidária
Pedro Rafael, de 39 anos, representou o município e ficou com o segundo lugar

A Pintura Solidária premiou os vencedores da mostra do projeto 'Acordes', resultado das oficinas realizadas pela associação no Estado de São Paulo. Ao todo, 14 obras foram selecionadas, sendo premiados os três primeiros colocados.

O vencedor foi Giovani Marangoni, de 17 anos, da cidade de Sorocaba. O segundo colocado foi Pedro Rafael de Camargo, de 39 anos, da cidade de Piedade e em terceiro, a ganhadora foi Júlia Gabrielle de Oliveira, 15 anos, da cidade de Votorantim.

Os quadros foram pintados por crianças, jovens e adultos que participaram dos eventos promovidos em sete cidades da região (Sorocaba, Votorantim, São Roque, Piedade, Salto, Tatuí, Mairinque). As obras foram produzidas em painéis de 60×80 cm, inspiradas nos temas musicais em alusão ao projeto.

Os quadros vencedores foram escolhidos por uma comissão especializada. O primeiro lugar ganhou R$ 1.500,00, o segundo lugar R$1.000,00 e o terceiro R$ 500,00. A entrega foi feita pela presidente da Pintura Solidária, Vera Petrocchi, na sede da Pintura Solidária, em Sorocaba.

Para o vencedor Giovani que participou pela primeira vez, ter participado foi um grande incentivo para seguir produzindo arte. "Eu sempre gostei de neon, quis usar essas cores para chamar atenção e também coloquei o piano seguindo até o sol para dar um destaque de profundidade, com as montanhas representando o volume do som", comentou ele que vai seguir na área de designer gráfico.

Para o segundo colocado Pedro, que atua na área de pintura acadêmica, foi gratificante participar do projeto e passar sua mensagem. "Eu queria passar a contemporaneidade da música, coloquei o violão que é um elemento clássico com um garoto sentado com o fone de ouvido e o celular, mostrando que a música, independente da época, é transformadora na vida das pessoas, principalmente dos jovens; o poder de transformação que a música tem", comentou Pedro que após receber o prêmio doou a obra para a Pintura Solidária. "Eu quis doar o quadro para a Pintura, pois sei que a Ong vai fazer um destino mais nobre", completou.

A terceira colocada Júlia produziu a obra em conjunto com a amiga também Júlia e dividiram a conquista. "Foi uma experiência diferente, eu gostei muito ainda mais por ter trabalhado em conjunto e serviu como aprendizado, foi muito bom", comentou.

O projeto Acordes foi desenvolvido pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do programa Case Multiação e Ruff. A realização foi da Pintura Solidária e apresentação da banda Conselheiro Mayrink, com apoio da CASE, em parceria com os municípios que receberam o projeto nos anos de 2021 e 2022. O objetivo do projeto é a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura.

Para Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina, "o trabalho desenvolvido pela Associação Pintura Solidária permite o encontro da educação e da arte. A iniciativa possibilita o despertar de habilidades que permitem que as pessoas se reconheçam como artistas talentosos. Ao apoiar o projeto, a CASE busca contribuir para o resgate da arte e da cultura como ferramentas fundamentais para um processo educativo de qualidade e para a promoção de novas profissões e ofícios".