Previsão para hoje - Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
11 ABR 2023
CULTURA
Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba abre nova temporada com apresentação em Piedade, neste domingo (16)
Com o tema “Levando a música para todos, em todos os lugares”, o evento gratuito ocorre às 11h no auditório Rubens Caetano da Silva, o “Cariocão”, e os ingressos gratuitos podem ser retirados com 1h de antecedência.

Com o intuito de chegar a mais cidades na região, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba – FILA, abre, neste domingo, 16, a temporada 2023 de concertos se apresentando, pela primeira vez, em Piedade (SP). Com o tema “Levando a música para todos, em todos os lugares”, o evento gratuito ocorre às 11h no auditório Rubens Caetano da Silva, o “Cariocão”, e os ingressos podem ser retirados com 1h de antecedência, no mesmo local. Antes, às 9h, acontece o ensaio aberto para o público. O espetáculo tem 1 hora de duração.
Mantida pela Associação de Eventos Culturais (ASSEC), a orquestra regida pelo maestro titular e diretor artístico, Denis Vieira, apresentará um repertório que mescla clássicos da música erudita e popular como temas de filmes. A formação da orquestra conta com cerca de 50 músicos.

Essa será a primeira vez que a Fila se apresenta em Piedade, motivo de felicidade para o maestro, que reitera a importância de  aproximar, cada vez mais, as pessoas de uma orquestra, a fim de formar público e, também, despertar o amor pela música.  “A intenção é levar a orquestra para o maior número de cidades e locais, e não apenas para teatros, mas outros espaços mais acessíveis à população. Queremos dar a oportunidade de as pessoas assistirem a um grupo sinfônico, ter contato com a música, quebrando paradigmas sobre a música erudita, e apresentando um repertório mais jovem”, explica Vieira.
Para ele, sair para outras cidades menores da região e descentralizar a oferta de cultura dos grandes centros, é uma forma de, muitas vezes, apresentar um tipo de produto que as pessoas não estão acostumadas a vivenciar normalmente e, por isso, não saibam se gostam ou não.
Os ensaios abertos que ocorrem antes das apresentações, também é outra forma de democratizar o acesso aos bens culturais e oportunizar a vivência de uma orquestra, formação que atrai muito a curiosidade do público.
A apresentação contará com intérprete de libras, programa impresso em braile e toda a acessibilidade para o público.

Imagens: Divulgação