Previsão para hoje - Quinta, 16 de maio de 2024
08 FEV 2014
Carnaval 2014 tem programação para família

Carnaval 2014 tem programação para família

Um carnaval voltado para a família, esta é tendência em Piedade. Neste ano, todas as atrações planejadas pelo Departamento Municipal de Cultura são para agradar piedadenses e visitantes com programações culturais tradicionais e acessíveis para todos os públicos. Marchinhas e blocos carnavalescos serão mais uma vez destaques da festa, que deve reunir cerca de cinco mil pessoas por dia de folia. O carnaval acontece entre 1º e 4/3.

De acordo com o departamento de cultura, o objetivo é “posicionar Piedade como uma cidade que realiza um carnaval alegre, ordenado, pacífico, que envolva a comunidade e valorize as tradições culturais do município”.

Para estimular a participação da comunidade, a aposta é no Festival de Marchinhas (confira a programação ao lado), que prevê prêmios em dinheiro até o 3o colocado. Outra ação que pretende atrair participantes é a oficina de “Cabeção de Carnaval”, em que os foliões aprenderão como criar máscaras gigantes, com temas autorais ou fazendo referência a personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados e heróis do cinema. A oficina acontece aos sábados, na  Casa da Cultura, das 14 às 18h, do período entre 8/2 a 1º/3.

A programação ainda não está fechada, mas a abertura já está definida. O “cordão de marchinhas” desfilará pelo centro da cidade a partir das 19h do sábado de carnaval. A primeira etapa do festival de marchinhas está prevista para o mesmo dia. Enquanto a festa esquenta, as pessoas poderão se inscrever em concursos (entre eles, melhor fantasia e bloco mais animado) para concorrerem a prêmios. Blocos como o “Pac Man” e o “Quinta da Lalá”, entre outros, são esperados para participarem da festa.

No domingo, a programação terá início com uma matinê para fazer a alegria do público infanto-juvenil. À noite, haverá um show em palco a ser montado na Praça da Matriz, com a possibilidade de uma grande escola de samba para desfilar no centro da cidade. Os nomes das duas atrações ainda não estão confirmados.

A etapa final do festival de marchinhas acontece na segunda (3/3), dia em que serão premiados os vencedores dos concursos culturais. A programação tem sequência com matinês e shows, o que também acontecerá na terça (4/3).

Segurança e prevenção

Além da programação cultural, a Prefeitura já está se mobilizando com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) para garantir a segurança nos quatro dias de festa. Por outro lado, haverá equipes de saúde à disposição do público, além de distribuição de preservativos em campanha de sexo seguro.

Para garantir a proteção do comércio local, também será intensificada a fiscalização do comércio de ambulantes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024