Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
11 SET 2019
FESTAS / EVENTOS
Expap 2019 Alcachofra e Morango reúne o melhor dos produtos agrícolas e da gastronomia local
Assessoria PMP

A Exposição de Produtos Agrícolas de Piedade (Expap) já tem data confirmada e acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, na Praça de Eventos ao lado do Terminal Rodoviário “Artur Hess”. A entrada é gratuita. Neste ano, a Prefeitura uniu Expap e Festa da Alcachofra e do Morango em um grande evento que tem como atrações principais a exposição de hortifrutigranjeiros, produtos voltados à agricultura e o melhor da gastronomia local.

No dia 4, sexta-feira, a Festa começa às 18h. Nos dias 5 e 6, sábado e domingo, a partir das 10h. Após a exibição, todos os produtos da festa serão vendidos e o dinheiro arrecadado será destinado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade. A Praça de Alimentação é destinada a entidades assistenciais do município e serve pratos elaborados com alcachofra e morango.

Empresas que trabalham com revenda de produtos voltados à agricultura também estão convidadas a exibir suas mercadorias. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente até o dia 20 de setembro.

Maior produtora de alcachofra do país e destaque no cultivo de morango no estado

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Piedade é o município com maior cultivo de alcachofra do Brasil, com aproximadamente 15 produtores e 120 hectares de área plantada, a estimativa de produção para este ano é de 300 mil caixas da iguaria. Destaca ainda que a cidade é uma das maiores no cultivo de morango do estado de São Paulo. Há, em média, 100 hectares de área plantada e 350 produtores. A estimativa para 2019 é de 3.200 toneladas da fruta.

O que encontrar na Expap

De acordo com a Secretaria, além de morango e alcachofra, cerca de 160 produtos como folhosas, flores, hortifruti entre outros estão disponíveis. “Neste ano, a exposição de peixes é um diferencial. É importante mostrar a produção do município”, ressalta representante da Secretaria. A festa também conta com expositores de empresas que trabalham com revenda de produtos voltados à agricultura, como maquinários, insumos e implementos.

Atrações turísticas e culturais

O evento tem atrações turísticas e culturais. Shows e espetáculos de dança foram confirmados pela Diretoria de Cultura. “A programação abre espaço para artistas locais”, complementa o setor.  Segundo a Diretoria de Turismo, a expectativa de turistas deste ano é alta. A festa é maior que a de 2018 e oferece mais opções aos visitantes. “Excursões de São Paulo já estão confirmadas”, afirma a Diretoria.

Para melhor recepção, um posto de informação turística está disponível para os convidados. A Festa conta ainda com feira de artesanato e o concurso gastronômico realizado com apoio da Etec Piedade.

A Expap é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Diretorias de Turismo e de Cultura. A Praça de Eventos está localizada na Rua Benjamim da Silveira Baldy. Outras informações: 3344-2205.