Previsão para hoje - Quinta, 16 de julho de 2020

Instagran
27 FEV 2020
EMPREENDEDORISMO E TRABALHO
Carteira de Trabalho passa a ser digital

Para atender determinação do Ministério da Economia e da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Piedade irá suspender, a partir desta segunda-feira, 2 de março, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física que desde setembro de 2019 foi substituída pela Carteira de Trabalho Digital.

Agora, as anotações que antes ficavam na CTPS impressa são feitas eletronicamente e para acessar a Carteira de Trabalho Digital os cidadãos deverão baixar gratuitamente o aplicativo para celulares (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou acessar gov.br/trabalho.

Vantagens

A grande vantagem da CTPS digital é facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros que terão o documento sempre disponível para consulta das experiências profissionais formais. Já para o empregador que esteja no E-social, a vantagem é desobrigá-los a realizar anotações no documento físico.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital são: maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento; agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas e Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Brasão de Piedade-SP