Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
21 JUL 2020
CULTURA
"Novos Trilhos - Caminhos e Conexões para a cultura" é foco das reuniões de dirigentes culturais da região metropolitana de Sorocaba

A Prefeitura de Piedade, por meio da Diretoria de  Cultura, tem participado das reuniões virtuais de dirigentes culturais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que ocorrem desde maio deste ano.

Por meio destas reuniões, o grupo de gestores batizou as atividades em “Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura”, além de redigir uma carta aberta à população, para que esta tenha acesso à importância destas reuniões no que diz respeito às políticas culturais da RMS.

Carta Aberta – O impacto da pandemia do COVID-19 na Cultura foi imediato. Ações culturais públicas e privadas foram paralisadas e a indefinição do cenário dificulta a tomada de decisões. Os desafios são grandes: medidas sanitárias restritivas, contingenciamento, queda de arrecadação. Diante da gravidade da situação e atentos aos problemas enfrentados pelo setor cultural, dirigentes culturais se uniram para compartilhar ideias, soluções e traçar estratégias.

“Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura” é a união dos gestores e dirigentes culturais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que tentam evitar o colapso do setor artístico da região neste período de isolamento social.

O propósito é unir forças entre Secretarias e Diretorias de Cultura da Região Metropolitana e buscar alternativas, em tempos de isolamento social, para viabilizar atividades culturais, uma vez que o Setor Cultural se encontra suspenso, respeitando as determinações do Governo do Estado de São Paulo.

Respeitando a questão sanitária, as reuniões do “Novos Trilhos” têm ocorrido semanalmente desde o final do mês de maio. Dessas reuniões, surgiram ideias de atividades a serem realizadas para movimentar o setor cultural e dar visibilidade aos profissionais da cultura. Unindo sentimentos culturais e essenciais para a manutenção dos coletivos e espaços culturais de todas as cidades da RMS, a formação “Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura” é uma forma de compreender a cultura regional.

“Não estamos parados”, a cultura se movimenta e segue trilhando seus caminhos, criando novas conexões da cultura da Região Metropolitana de Sorocaba. Neste sentimento, objetivo desta Carta Aberta ao público, é permitir que nossos fazedores de cultura cheguem até sua casa e possam superar a ausência de público neste momento.

A Cultura é estratégica para o país e isso ficará mais evidente na retomada pós-pandemia.

Assinam a Carta: Aelson de Mattos Apolinário (secretário de Turismo e Cultura de São Miguel Arcanjo); Antônio Wilson Prestes Miramontes (secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim); Benemari Sulivam Vieira (diretor de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Quadra); Cassiano Sinisgalli (secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Tatuí); Fernando Kitagawa (diretor de Cultura de Alumínio); Fúlvio Scarme (secretário de Cultura e Turismo de Laranjal Paulista); Giuliano da Silva Fonseca (secretário de Educação e Cultura de Araçoiaba da Serra); Grace Laine Pincerato Carreira (diretora de Cultura de Araçoiaba da Serra); Graziele Almeida (secretaria de Cultura de Salto de Pirapora); Ivan Aparecido da Silva (diretor de Cultura de Cesário Lange); João Paulo Nogueira Miranda (secretário de Cultura de Sorocaba); José Marcos Dias Rodrigues (diretor de Cultura de Piedade); Leandro Aparecido Leonor (diretor de Esportes e Cultura de Capela do Alto); Maitê Velho (secretária de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu); Marcelo Domingues (chefe de Gabinete de Capela do Alto); Marcio Saccon (secretário de Turismo e Cultura de Tietê); Rafael Rechineli de Oliveira (secretário de Cultura e Turismo de Pilar do Sul); Roberto Soares Hungria Neto (secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga); Rogério Vianna (diretor de Cultura de Tatuí); e Sandro Bergamo (chefe de Gabinete da Cultura de Salto).