Previsão para hoje - Quarta, 30 de novembro de 2022
Quarta, 30 de novembro de 2022
10 NOV 2022
SAÚDE
Campanha Novembro Azul é dedicada a conscientização e prevenção ao câncer de próstata
A Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria de Saúde, promove a Campanha Novembro Azul no município. A iniciativa é dedicada a conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A ação é direcionada aos homens maiores de 40 anos com histórico familiar de câncer de próstata e homens maiores de 50 anos que tenham realizado exame há, pelo menos, um ano.

O público-alvo da Campanha deve realizar solicitação do exame preventivo no Ambulatório Municipal, localizado na Via Antônio Leite de Oliveira, 100, Paulas e Mendes. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Sobre o Novembro Azul
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). O Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Piedade com informações do Ministério da Saúde
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022