Previsão para hoje - Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
06 SET 2019
Piedade registra primeiro caso de Sarampo

(Prefeitura realizou bloqueio vacinal; criança já se recuperou e passa bem)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu resultado de dois casos suspeitos de sarampo que estavam em investigação. Um caso foi registrado como negativo e outro positivo. A confirmação foi enviada no final da tarde de ontem (5) pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba à Diretoria de Vigilância em Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica, de Piedade.

A Secretaria de Saúde informou, hoje pela manhã, que o caso é de uma criança de 11 anos de idade, moradora do Bairro Campininha. Destacou, ainda, que já foram realizados bloqueios com vacinação entre os familiares da criança, que já se recuperou e passa bem.

Ambulatório amplia atendimento de vacinação

A Prefeitura informa que desde 27 de agosto a vacinação contra sarampo, que antes era somente as quartas-feiras, agora é realizada de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 14h, no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP). A vacinação também ocorre nos postos de saúde dos seguintes bairros: Leites, Miguel Russo, Corrêas, Vila Moraes, Godinhos e Bateia.

Podem ser vacinadas

Todas as crianças de 6 a 11 meses;

Pessoas com 1 ano de idade até 29 anos devem ter duas vacinas registradas na caderneta de vacinação;

Pessoas acima de 30 anos a 59 anos devem ter apenas uma vacina registrada na caderneta de vacinação;

As pessoas que já contraíram sarampo em algum momento da vida não necessitam da vacina, pois já houve imunização natural;

Sintomas

Os sintomas são: febre, conjuntivite, tosse, dor de cabeça, sinais de koplik (machas brancas que aparecem na mucosa bucal), entre outros. Se assemelha a outras doenças, como a gripe. A diferença está nas manchas avermelhadas que se iniciam na cabeça e descem ao resto do corpo. Atenção redobrada às crianças, pois a enfermidade pode levar ao óbito e a única prevenção é a vacina.

O Amomp está localizado na Avenida Antônio Leite de Oliveira, 200, Paulas e Mendes. Outras informações: 3340-1400.