Previsão para hoje - Quinta, 28 de maio de 2020
Quinta, 28 de maio de 2020

Instagran
22 JAN 2020
Verão facilita desenvolvimento de novos criadouros do mosquito Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, se prolifera com mais facilidade no verão. A estação oferece chuva e umidade em abundância, características que propiciam o desenvolvimento de novos criadouros. A fêmea do mosquito é que pica as pessoas, porque precisa de sangue para a maturação dos ovos. É nesse momento que a contaminação pode acontecer. A Secretaria de Saúde informa os cuidados para evitar o Aedes aegypti e alerta a população para os principais sintomas das doenças, confira:

Cuidados

É imprescindível que os moradores tomem os devidos cuidados para que as casas não se tornem foco do mosquito. O Aedes aegypti busca recipientes onde têm água parada, são lugares ideais para o depósito dos ovos. Os ambientes domiciliares mais comuns costumam ser pratos de vasos de plantas, caixas d’água descobertas, piscinas, garrafas, vasilhas para animais entre outros pontos em que haja o acúmulo de água parada.

Sintomas

Os sintomas das doenças costumam ser semelhantes, os sinais geralmente consistem em febre alta, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, mal-estar, também pode ocorrer febre baixa no caso de Zika Vírus. Essas doenças podem levar a pessoa à morte.

Informações

Ao sentir os sintomas, deve-se procurar ajuda no Ambulatório Médico, Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP), localizado na Avenida Antônio Leite de Oliveira, 200, Paulas e Mendes. Informações: 3340-1400.

Brasão de Piedade-SP