Previsão para hoje - Quinta, 09 de maio de 2024
Quinta, 09 de maio de 2024
08 NOV 2021
Novembro é o mês mundial de prevenção ao câncer de próstata
Secretaria de Saúde promove ações voltadas ao combate da doença

A Campanha Novembro Azul é um movimento mundial para a prevenção ao câncer de próstata. Durante este mês, a Secretaria de Saúde promove a realização de exames PSA (Antígeno Prostático Específico). “Esse procedimento consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Caso o PSA esteja alterado, o mesmo é encaminhado ao exame de toque”, explicam os profissionais da saúde.

Todos os homens maiores de 40 anos, com histórico familiar de câncer de próstata (pai, tio ou irmão), devem fazer o exame. “Negros e obesos também correm um risco maior de desenvolver este tipo de doença, portanto, é necessário fazer a prevenção anualmente”, orienta a Secretaria de Saúde. Também podem solicitar o exame os homens maiores de 50 anos que não possuem histórico familiar deste tipo de câncer.

Para realização do PSA, o paciente deve procurar o Ambulatório Municipal ou as unidades de saúde dos bairros Godinhos, Miguel Russo, Leites, Correas e Vila Moraes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. É obrigatória a apresentação de CPF e Cartão SUS.

Sobre o Câncer de Próstata – Troque o preconceito pela vida

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Só fica atrás do câncer de pele. E o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente. Mas, por preconceito, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.
Mesmo com tantas campanhas de prevenção, o mito de que o exame afeta a masculinidade ainda permeia a mente do público masculino. Mas superar o preconceito e fazer o exame passa a ter muito mais valor quando o que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida.

Ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos que ainda impedem os homens de cuidar da saúde. O câncer, hoje, não é mais uma sentença de morte. A doença pode ser tratada e curada graças ao diagnóstico precoce e, claro, aos recursos científicos disponíveis. E você, ainda vai se esconder atrás do preconceito? Ou vai dar esse toque de coragem e cuidar da saúde? Entre nessa campanha e seja um agente de transformação, levando informação consciente para a família, os amigos e no ambiente de trabalho. Para outras informações sobre a prevenção desta doença procure um profissional da saúde no Ambulatório ou Unidades de Saúde do município. O Ambulatório fica localizado na Via Antônio Leite de Oliveira, 100.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Piedade com informações do Governo do Estado de São Paulo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024