Previsão para hoje - Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
04 MAI 2023
SAÚDE
CAPS II promove evento de conscientização referente ao “Dia da Luta Antimanicomial”
Ação ocorre na Praça da Matriz, no dia 18 de maio, a partir das 9h

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promove ações com usuários e moradores das Residências Terapêuticas (RTs) do município. O evento é gratuito e ocorre das 9h às 12h e das 13h às 15h, na Praça da Matriz. A programação conta com conscientização sobre a importância do sistema de políticas relacionadas à saúde mental e do incentivo ao tratamento humanizado dos pacientes psiquiátricos, exposição de telas e trabalhos das pessoas atendidas pelo CAPS e Palco Livre com música e leitura de poesias.

De acordo com representante do Centro, o objetivo da ação é conscientizar a população de que trancar não é tratar. “O paciente psiquiátrico tem o direito de um tratamento livre e digno”, destaca. Em Piedade, o CAPS II é responsável pelo tratamento desses pacientes e desenvolve um trabalho de acolhimento com a população portadora de sofrimento mental, depressão, neuroses, psicoses, esquizofrenias e dependentes químicos. O CAPS II fica localizado na Rua Benjamin Constant, nº 35, Centro. O contato pode ser realizado pelos telefones: 3344-2222 ou 99678-3945.

Sobre o movimento:
O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental e no combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. Este movimento faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais tem o direito fundamental à liberdade, direito de viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos.